Promo é eficiente?

Constatação óbvia: se o seu produto é perfeito e o preço é baixo ou ao menos razoável, você não precisa de Promo. Mas se o seu produto é um lixo e o preço é alto, Promo não vai ajudá-lo. Aliás, ninguém vai ajudá-lo.

O problema é que não existem mais esses extremos, já faz muitos anos.

É só olhar uma gôndola de supermercado e você praticamente consegue ver a área cinzenta em que todas as categorias se transformaram.

Você consegue encontrar quase tudo, de sabão em pó a automóveis, com qualidade razoável e um preço ligeiramente acima do que você quer pagar.

O mix de comunicação é feito para resolver esse problema.

Para dar esse boost final na decisão de compra.

Para tornar, seja no imaginário, seja no bolso do consumidor, a marca X mais atraente.

Por isso a publicidade tradicional ainda não morreu nem vai morrer.

Por isso estratégias on-line são positivas para as marcas.

Por isso o branding é importante.

Por isso a marca ainda faz a diferença.

E é por isso que Promo é eficiente.

Todo mundo integrado, 360, chame lá como você quiser, e o milagre da decisão de compra se realiza.

Em promoção, esse boost historicamente se deu com prêmios, com

mecânicas, com um processo lúdico de contato com a marca que muitas vezes não tem nada a ver com qualidade e preço.

Só que estabelecer esse tipo específico de contato, que muita gente chama de “engajamento”, no mundo físico e off-line, depende de uma logística muitas vezes complicada e (cada vez mais) cara.

Por isso o conjunto Promo + Digital está se transformando num enorme sucesso.

Promo tem a ponta física, Digital garante o engajamento de maneira mais simples e barata.

O painel que apresento na próxima terça-feira, no Proxxima, é

justamente sobre isso.

Vou apresentar alguns cases em que a Promo Tradicional foi combinada com a Digital de maneira inteligente.

E, para finalizar, o Lucas Mello, da LiveAd, vai contar o passo a passo do seu case “Mil Casmurros”, ganhador de um Leão de PR em Cannes 2009.

Até lá.

 

Por: Mentor Muniz Neto

Profissional de Promoção do Ano em 1998, sócio da Bullet. Palestrante do ProXXIma 2009.

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